Eletiva nº 3 - Coro Cênico do Petrônio Portela

RESPONSÁVEL


Silvone

 MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Desenvolver habilidades voltadas para a atução em Coro Cênico.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Prática musicais voltadas para capacidade de expressão corporal, coordenação, memória musical, e, principalmente, capacidade de interpretação e interação com os demais membros do grupo e com a plateia.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Apresentação musical.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Inglês



    Eletiva nº 4 - 1. Trânsito em Cena: histórias, imagens e atitudes que salvam vidas

    RESPONSÁVEL


    Silvone

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • A proposta é trabalhar com textos jornalísticos, contos contemporâneos e produções midiáticas como o filme “Velozes e Furiosos”, provocando reflexões sobre comportamento, ética e responsabilidade nas vias públicas.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Rodas de conversa e debates regrados sobre os filmes e textos. Estudo dirigido de contos e reportagens com foco em análise discursiva e ética. Análise crítica do filme "Velozes e Furiosos", com foco na glamorização da velocidade e as consequências para a vida. Projeto final em grupos: criação de campanhas educativas multimodais (vídeos, podcasts, folders, cartazes). Trabalhos interdisciplinares com professores de Geografia e Matemática (ex: estatísticas de acidentes, urbanismo e mobilidade urbana).
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Exposição de "Arte na Cidade", destacando as temáticas da urbanidade vivenciada em Aparecida de Goiânia e Goiânia, estado de Goiás.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Língua Portuguesa



    Eletiva nº 5 - Educação ambiental e sustentabilidade

    RESPONSÁVEL


    Silvone

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Essa eletiva nasce da vontade de envolver os alunos em um projeto prático, leve e participativo, que ajude a entender como nossas atitudes do dia a dia impactam o meio ambiente. Queremos transformar a sala de aula em um espaço de ação e de esperança. A ideia é olhar com carinho para a nossa escola, nosso bairro e nossa cidade, pensando juntos em como podemos fazer a diferença.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Oficinas temáticas mensais, com atividades simples, práticas e criativas.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Exposição final dos resultados do projeto: ações realizadas e impactos no ambiente escolar.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Ciências
    •  Geografia



    Eletiva nº 6 - Mini empreendedores Sustentáveis: Ideias que Transformam

    RESPONSÁVEL


    Silvone

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • O projeto busca despertar o espírito empreendedor com foco na realidade dos estudantes da rede pública estadual de Goiás, promovendo experiências práticas e contextualizadas.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • A eletiva será desenvolvida de forma participativa, com oficinas temáticas semanais, rodas de conversa, dinâmicas, estudo de casos, pesquisas, visitas técnicas (se possível) e produção de protótipos ou propostas criativas.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Feira de Ideias: exposição dos projetos.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Matemática



    Eletiva nº 7 - Cidadania: Direitos Humanos em Ação

    RESPONSÁVEL


    Silvone

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Compreender o conceito de Direitos Humanos: Apresentar aos alunos os princípios fundamentais dos direitos humanos e a sua importância na sociedade. História dos Direitos Humanos: Explorar a evolução histórica dos direitos humanos, com destaque para a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Direitos e Deveres: Discutir os direitos e deveres dos cidadãos, ressaltando a importância do equilíbrio entre ambos. Diversidade e Inclusão: Sensibilizar os estudantes sobre a importância do respeito à diversidade étnica, cultural, de gênero, religiosa e outras. Combate ao Preconceito e à Discriminação: Desenvolver atividades que estimulem o respeito e a empatia, promovendo a inclusão e combatendo preconceitos e discriminações. Cidadania Ativa: Incentivar os alunos a participarem ativamente na comunidade escolar e em suas comunidades, promovendo a justiça social.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Aulas Expositivas e Dialogadas: Apresentação de conteúdos teóricos sobre Direitos Humanos, utilizando recursos audiovisuais e materiais didáticos. Discussões abertas para promover a participação dos alunos e a troca de ideias. Leituras e Debates: Leitura de textos, artigos e trechos de livros relacionados ao tema. Debates em sala de aula para discutir os pontos de vista apresentados nas leituras. Estudos de Caso: Análise de casos reais e históricos que envolvem violações e conquistas de direitos humanos. Atividades Práticas e Oficinas: Dinâmicas de grupo para simulação de situações que envolvem conflitos de direitos e deveres. Oficinas de produção artística (desenho, teatro, música) para expressar a compreensão dos direitos humanos. Projetos de Intervenção: Desenvolvimento de projetos pelos alunos para abordar problemas de direitos humanos na escola ou na comunidade, promovendo soluções e ações concretas. Visitas e Palestras: Convidar palestrantes (ativistas, profissionais de ONGs, etc.) para falar sobre suas experiências com direitos humanos. Visitas a instituições ou organizações que trab
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Mostra de Cidadania: Direitos Humanos em Ação.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  História
    •  Sociologia



    Eletiva nº 8 - Saúde, bem-estar e qualidade de vida

    RESPONSÁVEL


    Silvone

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Desenvolver a consciência crítica dos estudantes em relação ao uso das redes sociais e seus efeitos sobre a saúde mental e a autoimagem, incentivando o protagonismo juvenil por meio da leitura, da escrita e da produção de conteúdos que promovam o bem-estar, o respeito e a empatia.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • O projeto será desenvolvido ao longo de cinco oficinas temáticas, cada uma com duração aproximada de um mês letivo. As oficinas foram organizadas com o objetivo de favorecer a escuta, o diálogo e a produção criativa dos estudantes, com base em suas vivências e na reflexão crítica sobre os impactos das redes sociais na saúde mental, nas emoções e na construção da autoimagem. As aulas ocorrerão em reagrupamento entre os estudantes do 6º ao 9º ano e seguirão uma proposta participativa, com atividades que envolvem leitura, escrita, debates mediados, rodas de conversa, produção de cartazes, podcasts e construção coletiva de campanhas. A condução das oficinas será feita com apoio de materiais audiovisuais, recursos impressos e dinâmicas interativas, sempre com a mediação da professora.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Apresentação das produções criadas ao longo do desenvolvimento das Eletivas
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Língua Portuguesa
    •  Sociologia



    Eletiva nº 9 - Sonhar, Planejar, Realizar: Educação Financeira para a Vida

    RESPONSÁVEL


    Silvone

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Promover a alfabetização financeira dos estudantes e estimular a cultura do planejamento e da responsabilidade financeira.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • A eletiva será baseada em metodologias ativas, com foco na aprendizagem significativa e contextualizada, utilizando: Roda de conversa e estudo de caso Análise de vídeos curtos e reportagens Simulações de compras e orçamento Produção de cartazes, tabelas e planilhas Jogos educativos (como bingo financeiro e quiz) Elaboração de um projeto prático final
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Apresentação das produções criadas ao longo do desenvolvimento da Eletiva.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Matemática



    Eletiva nº 10 - Informática Básica

    RESPONSÁVEL


    Silvone

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Este projeto tem como objetivo proporcionar aos estudantes uma vivência prática e reflexiva sobre como as tecnologias, a comunicação digital e o pensamento computacional estão presentes no cotidiano, por meio do desenvolvimento de habilidades básicas de digitação e uso de editores de texto., criação decapresentações multimídia (slides e vídeos), introdução de conceitos básicos de programação e pensamento computacional e promoção da criatividade e o trabalho colaborativa.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • 1ª Fase: Introdução ao Chromebook e Ferramentas Básicas (agosto) Aula 1 (14/08) – Apresentação do curso e familiarização com o Chromebook Nesta primeira aula, os alunos serão apresentados à estrutura da eletiva e farão uma exploração guiada do Chromebook, aprendendo a fazer login, acessar o Google Drive e utilizar ferramentas básicas como o Google Keep para anotações rápidas. Uma dinâmica de descoberta será realizada, onde os alunos deverão encontrar e compartilhar uma funcionalidade interessante do dispositivo. Aula 2 (21/08) – Digitação eficiente Para desenvolver habilidades de digitação, serão utilizados jogos e exercícios práticos no TypingClub, uma plataforma gratuita e interativa. Os alunos farão atividades cronometradas e competições amistosas para estimular o aprendizado. Aula 3 (28/08) – Editor de Texto (Google Docs) Os alunos criarão seu primeiro documento digital no Google Docs, explorando formatação, inserção de imagens e trabalho colaborativo em tempo real. Como atividade prática, produzirão um texto coletivo sobre "Meu primeiro documento digital", utilizando extensões úteis como o Grammarly for Education (se disponível). 2ª Fase: Multimídia e Apresentações (setembro) Aula 4 (04/09) – Slides criativos (Google Slides) Nesta aula, os alunos aprenderão a criar apresentações dinâmicas no Google Slides, explorando layouts, transições e elementos visuais. Como desafio, cada um desenvolverá uma apresentação sobre um tema de interesse pessoal, podendo utilizar também o Canva (versão educacional gratuita) para designs mais elaborados. Aula 5 (11/09) – Edição de vídeos simples Será introduzido o conceito de edição de vídeo usando ferramentas gratuitas como Canva Vídeo ou Clipchamp. Os alunos editarão um vídeo curto com o tema "Um dia na escola", aplicando cortes, legendas e efeitos básicos. Aula 6 (18/09) – Podcast ou narração Os alunos experimentarão a criação de conteúdo em áudio, gravando entrevistas fictícias ou narrações usando o Vocaroo (gravador online) ou Anchor.fm. Eles poderão compartilhar suas produções e receber feedback dos colegas. 3ª Fase: Pensamento Computacional e Projetos (outubro) Aula 7 (02/10) – Introdução à programação com blocos Utilizando o Scratch ou Code.org, os alunos terão seu primeiro contato com programação em blocos, resolvendo desafios lógicos e criando animações simples. Aula 8 (09/10) – Criação de um jogo simples A partir dos conceitos aprendidos, os alunos desenvolverão um jogo educativo no Scratch, explorando narrativas interativas e mecânicas básicas de game design. Aula 9 (16/10) – Noções de robótica virtual Por meio do Tinkercad Circuits, os alunos simularão circuitos eletrônicos básicos, entendendo noções de lógica e automação de forma lúdica e visual. 4ª Fase: Projeto Integrador e Culminância (novembro/Dezembro) Aula 10 (06/11) – Escolha do tema para a culminância Os alunos, em grupos, escolherão um tema para seus projetos finais (ex.: um jogo digital, um site, um vídeo documental). Um brainstorming coletivo será feito no Google Jamboard para organizar as ideias. Aula 11 (13/11) – Desenvolvimento dos projetos Nesta aula, os grupos trabalharão em seus projetos, com acompanhamento do professor. Eles poderão utilizar ferramentas como Google Sites para criar um portfólio digital do processo. Aula 12 (20/11) – Ensaios e ajustes finais Os alunos farão simulações de apresentação e gravações de feedback usando o Flipgrid. Ajustes finais serão realizados com base nas sugestões recebidas. Aula 13 (27/11) – Ensaios e ajustes finais Os alunos farão simulações de apresentação e gravações de feedback usando o Flipgrid. Ajustes finais serão realizados com base nas sugestões recebidas. Aula 14 (04/12) – Culminância (apresentação dos projetos) Os projetos serão exibidos em uma feira digital ou exposição para a escola. Certificados digitais (feitos no Canva) serão distribuídos como reconhecimento.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • A culminância será uma Feira de Tecnologia, onde os alunos apresentarão seus projetos digitais e criativos. Cada grupo será responsável por expor e demonstrar a aplicação das tecnologias no desenvolvimento de seus projetos. A feira será aberta à comunidade escolar, com apresentações em formato de estandes ou pequenas apresentações multimídia. Os alunos também podem criar materiais como vídeos explicativos, slides ou podcasts.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Língua Portuguesa
    •  Sociologia



    Eletiva nº 11 - Descobrindo o Futebol: Aprender, jogar e Respeitar

    RESPONSÁVEL


    Silvone

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • O projeto busca explorar o futebol como ferramenta educativa e atividades inclusivas (como futebol sentado, com bola sonora, etc.), uso de recursos visuais e suporte pedagógico específico.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Aulas teóricas e práticas, rodas de conversa, vídeos, atividades em grupo, jogos adaptados, construção coletiva de regras e minicampeonatos internos.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Apresentação dos trabalhos e práticas desenvolvidos ao longo do desenvolvimento da Eletiva.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Ciências
    •  Educação Física



    Eletiva nº 12 - Projeto me vejo, te vejo! Construindo caminhos.

    RESPONSÁVEL


    Silvone

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • • Desenvolver a consciência de si e do outro, promovendo relações saudáveis, respeito mútuo e construção coletiva de valores. • Refletir sobre sonhos, metas e identidade pessoal. • Compreender o impacto de suas ações nas relações com os outros. • Estimular a expressão de sentimentos e ideias. • Promover a empatia, o diálogo e a escuta ativa entre os colegas. • Trabalhar a autoestima, o pertencimento e o protagonismo juvenil. • Criar produtos colaborativos que representem as vivências dos aluno.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • A proposta será desenvolvida por meio de encontros semanais, com metodologias ativas, rodas de conversa, atividades artísticas e reflexivas.E um dos encontros teremos a presença do psicólogo da seduc. Atividades de apresentação e acolhimento. - Oficinas de identidade (quem sou eu?). - Produção de murais, autorretratos, poesias ou colagens. - Roda de conversa com convidados (psicólogos, artistas ou ex-alunos). - Atividades de escuta e construção de histórias compartilhadas. - Trabalhos em grupo com foco em empatia e cooperação. - Desenvolvimento de um projeto final coletivo (exposição, mural, sarau, etc.).
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Apresentação de trabalhos produzidos ao longo do desenvolvimento da Eletiva.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Filosofia
    •  Língua Portuguesa
    •  Sociologia