O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
1ª Fase: Introdução ao Chromebook e Ferramentas Básicas (agosto)
Aula 1 (14/08) – Apresentação do curso e familiarização com o Chromebook
Nesta primeira aula, os alunos serão apresentados à estrutura da eletiva e farão uma exploração guiada do Chromebook, aprendendo a fazer login, acessar o Google Drive e utilizar ferramentas básicas como o Google Keep para anotações rápidas. Uma dinâmica de descoberta será realizada, onde os alunos deverão encontrar e compartilhar uma funcionalidade interessante do dispositivo.
Aula 2 (21/08) – Digitação eficiente
Para desenvolver habilidades de digitação, serão utilizados jogos e exercícios práticos no TypingClub, uma plataforma gratuita e interativa. Os alunos farão atividades cronometradas e competições amistosas para estimular o aprendizado.
Aula 3 (28/08) – Editor de Texto (Google Docs)
Os alunos criarão seu primeiro documento digital no Google Docs, explorando formatação, inserção de imagens e trabalho colaborativo em tempo real. Como atividade prática, produzirão um texto coletivo sobre "Meu primeiro documento digital", utilizando extensões úteis como o Grammarly for Education (se disponível).
2ª Fase: Multimídia e Apresentações (setembro)
Aula 4 (04/09) – Slides criativos (Google Slides)
Nesta aula, os alunos aprenderão a criar apresentações dinâmicas no Google Slides, explorando layouts, transições e elementos visuais. Como desafio, cada um desenvolverá uma apresentação sobre um tema de interesse pessoal, podendo utilizar também o Canva (versão educacional gratuita) para designs mais elaborados.
Aula 5 (11/09) – Edição de vídeos simples
Será introduzido o conceito de edição de vídeo usando ferramentas gratuitas como Canva Vídeo ou Clipchamp. Os alunos editarão um vídeo curto com o tema "Um dia na escola", aplicando cortes, legendas e efeitos básicos.
Aula 6 (18/09) – Podcast ou narração
Os alunos experimentarão a criação de conteúdo em áudio, gravando entrevistas fictícias ou narrações usando o Vocaroo (gravador online) ou Anchor.fm. Eles poderão compartilhar suas produções e receber feedback dos colegas.
3ª Fase: Pensamento Computacional e Projetos (outubro)
Aula 7 (02/10) – Introdução à programação com blocos
Utilizando o Scratch ou Code.org, os alunos terão seu primeiro contato com programação em blocos, resolvendo desafios lógicos e criando animações simples.
Aula 8 (09/10) – Criação de um jogo simples
A partir dos conceitos aprendidos, os alunos desenvolverão um jogo educativo no Scratch, explorando narrativas interativas e mecânicas básicas de game design.
Aula 9 (16/10) – Noções de robótica virtual
Por meio do Tinkercad Circuits, os alunos simularão circuitos eletrônicos básicos, entendendo noções de lógica e automação de forma lúdica e visual.
4ª Fase: Projeto Integrador e Culminância (novembro/Dezembro)
Aula 10 (06/11) – Escolha do tema para a culminância
Os alunos, em grupos, escolherão um tema para seus projetos finais (ex.: um jogo digital, um site, um vídeo documental). Um brainstorming coletivo será feito no Google Jamboard para organizar as ideias.
Aula 11 (13/11) – Desenvolvimento dos projetos
Nesta aula, os grupos trabalharão em seus projetos, com acompanhamento do professor. Eles poderão utilizar ferramentas como Google Sites para criar um portfólio digital do processo.
Aula 12 (20/11) – Ensaios e ajustes finais
Os alunos farão simulações de apresentação e gravações de feedback usando o Flipgrid. Ajustes finais serão realizados com base nas sugestões recebidas.
Aula 13 (27/11) – Ensaios e ajustes finais
Os alunos farão simulações de apresentação e gravações de feedback usando o Flipgrid. Ajustes finais serão realizados com base nas sugestões recebidas.
Aula 14 (04/12) – Culminância (apresentação dos projetos)
Os projetos serão exibidos em uma feira digital ou exposição para a escola. Certificados digitais (feitos no Canva) serão distribuídos como reconhecimento.